Pesquisa personalizada

Pesquisar google aqui

18 de janeiro de 2010

Blog mais rápido – Optimizar imagens

User-agent: Mediapartners-Google*
Disallow:

Blog mais rápido – Optimizar imagens

optimização imagensSe o teu blog está muito lento isso pode ser causado pelas imagens que lá tens. Algumas imagens, tais como o logótipo, a imagem de fundo e as imagens dos posts podem tornar o blog muito lento, ou seja, se estas imagens forem muito grandes (em Kb) o blog vai levar mais tempo a carregar.
Uma primeira dica é que a imagem deve ter o tamanho exacto com que é apresentada ao visitante. Dando um exemplo: não convém nada ter uma imagem de fundo de ecrã, de 800 por 600, a carregar na página e depois reduzir o tamanho dessa imagem através de html. Apesar da imagem aparecer mais pequena o browser está sempre a carregar a imagem no seu tamanho original!
A segunda dica é que usem um formato correcto. PNG e JPEG são os melhores formatos. Esqueçam os gif’s e menos ainda os BMP. Mesmo dentro dos formatos mais optimizados devemos sempre escolher uma qualidade baixa, mas que permita a sua visualização sem problemas.
Existem ferramentas que permitem optimizar o tamanho das imagens, mantendo a qualidade. Em alguns casos podemos reduzir o tamanho em 90%! Tendo em conta que as imagens são o factor que ocupa mais recursos no carregamento de uma página, isto pode significar bastantes segundos.
Para optimizar as fotos aconselho a utilização do punypng, que é uma ferramenta gratuita onde vocês fazem o upload da vossa imagem e ele devolve a mesma imagem, mas optimizada. Aposto que não vão notar diferença na qualidade e vão ficar surpreendidos com a diferença no tamanho!