tensorflow python Tutorial do TensorFlow para iniciantes com exemplo de Python Em novembro, TensorFlow comemorará seu quinto aniversário. Ao longo dos anos, tornou-se um dos frameworks e reuniu uma enorme quantidade de seguidores. O Google fez um ótimo trabalho e incorporou essa estrutura em Java, C++, JavaScript e, mais importante, na principal linguagem de ciência de dados Python . Se você perguntar à comunidade quais são suas combinações favoritas de ferramentas, a resposta mais comum seria TensorFlow e Python. Graças a isso, chegamos ao ponto em que essa tecnologia está madura o suficiente para facilitar seu uso e “atravessar o abismo”. No entanto, vamos começar do início e descobrir do que se trata essa tecnologia. Noções básicas do TensorFlow Então, como o TensorFlow funciona? Bem, para começar, toda a solução deles gira em torno de tensores, unidade primitiva no TensorFlow. O TensorFlow usa uma estrutura de dados de t
O texto pode ter a aparência desejada. Por exemplo, muitos tipos de letra, de diferentes tamanhos e com várias cores estão disponíveis.
Autoformatação = enquanto se digita um documento, formata automaticamente títulos, listas com marcadores e numeradas, bordas, números, símbolos, etc.
AutoCorreção = corrige automaticamente erros comuns de digitação, ortografia e gramática. Pode inserir texto, elementos gráficos (figuras) e símbolos automaticamente. Para ter mais detalhes clique aqui.
AutoCompletar = permite inserir automaticamente itens inteiros (como datas, parágrafos e entradas de AutoTexto) quando se digita alguns caracteres de identificação. Para ter mais detalhes clique aqui.
Para usar a formatação automática: - digitar o texto no Word ou abrir o arquivo que deseja formatar
- Clicar em Ferramentas - Formatar, aba "Auto-formatação"
- Na janela que se abre pode-se escolher entre:
Autoformatar agora = o documento será imediatamento formatado
Autoformatar e revisar cada formatação = permite verificar cada alteração feita , se for o caso, rejeitar a mudança sugerida.
- No campo inferior escollher um tipo de documento para aplicar a formatação mais apropriada
- Clicar em "OK"
Se for escolhida "Autoformatar e revisar cada formatação", clicando no botão
- "Revisar alterações" = será possível revisar e desfazer qualquer uma das mudanças feitas.
- "Galeria de estilos" = será possível escolher um estilo - "design" para o documento.
Os formatos podem ser aplicados
1. Usando-se atalhos existentes na barra de ferramentas de formatação.
Há botões para alterar estilo, fonte, tamanho da fonte, negritar, aplicar o formato itálico, sublinhar simples, sublinhar duplo, sublinhar somente as palavras, alinhar à esquerda, centralizar, alinhar à direita, aplicar marcardores, numerados ou não ou
2. Clicando-se em Formatar - Fonte. Deve aparecer a janela "Fonte":
Aba Fonte
Aqui pode-se escolher a fonte, estilo, tamanho, cor e efeitos desejados. Os novos parágrafos manterão a formatação do parágrafo anterior.
Aba Espaçamento de caracteres
Permite escolher se os espaçamento entre os caracteres será o padrão ou modificá-lo.
Aba Animação
Na janela que aparece, pode-se visualizar e aplicar alguns efeitos animados sobre um texto préselecionado.
Parágrafos
Pode-se alterar a aparência de blocos de texto, como o espaçamento entre linhas ou alinhamento do texto. Para mudar a formatação de um ou mais parágrafos:
- Selecionar os parágrafos desejados
- Clicar em Formatar - Parágrafos - e, na aba "Recuos e espaçamento" escolher os formatos.
Alinhamento
O Word é predefinido para alinhar o texto pela margem esquerda deixando a borda direita desalinhada. Pode-se mudar o alinhamento, selecionando os parágrafos que se deseja alinhar e clicando sobre um dos botões de alinhamento na barra de ferramentas padrão ou clicando em Formatar/ Parágráfo e escolhendo a opção de alinhamento desejada (Justificado, Centralizado, Esquerdo ou Direito).
Primeiramente selecione o parágrafo que deseja recuar e recue o texto.
Há três diferentes modos como o texto pode ser recuado:
- Clicando os botões de recuo até o valor desejado
- Arrastando os marcadores de recuo na régua
- Especificando os recuos na janela Parágrafo (Formatar - Parágrafo)
Campo Especial
Simples: é o espaçamento entre linhas que possa acomodar a maior fonte possível nessa linha, e um pequeno espaço adicional. 1,5 linha: é um espaçamento uma vez e meia maior que o espaçamento simples entre linhas.
Duplo: é um espaçamento duas vezes maior que o simples.
Pelo menos: é o espaçamento entre linhas mínimo que o Word pode ajustar para acomodar tamanhos de fonte grandes ou elementos gráficos que, de outro modo, não se ajustariam ao espaçamento especificado.
Exatamente: é um espaçamento fixo entre linhas que é ajustado pelo usuário. Todas as linhas ficam espaçadas uniformemente.
Múltiplos: o espaçamento entre linhas é aumentado ou diminuído de acordo com uma porcentagem especificada. (Por exemplo, se for um múltiplo de 1,2, aumentará o espaçamento em 20%, e se for um múltiplo de 0,8, diminuirá o espaçamento em 20%.
Em: Permite selecionar o que se deseja mas só está disponível se for selecionado Pelo menos, Exatamente ou Múltiplos na caixa Entre linhas.
Para aplicar bordas e sombreamento, clicar no menu Formatar e em Bordas e Sombreamento.
Há muitas opções de bordas, com formas e cores diferentes e sombreamento em vários graus.
Em "Posição" selecionar "Capitulada" ou "Na margem"
Depois, selecionar fonte, altura da letra, distância do texto e clicar em OK.
- digitar
- selecionar e
- clicar sobre o botão "Marcadores" ou em "Numeração" na barra de ferramentas Formatação ou em menu Formatar - Marcadores e Numeração.
Quando se usa a última opção, na janela que aparece é possível escolher entre vários estilos de marcadores ou numeração e ainda modificá-los.
Os estilos podem ser visualizados de modo diferente. Para tal escolha uma das seguintes opções em "Visualização de":
- Documento - mostra seu documento no estilo selecionado
- Exemplo - mostra um documento de exemplo do estilo
- Amostras - mostra uma lista de todos estilos no modelo selecionado com texto de amostra formatado no estilo
- Clicar no menu Arquivo
- Clicar em Novo e
- Selecionar o modelo desejado e será aberta uma cópia do modelo como um novo documento
Os modelos fornecidos pelo Word podem ser editados e formatados, sem problemas.
Como criar um modelo novo
- Criar no Menu Arquivo - Novo
- Na janela "Criar Novo" escolher a opção "Modelo"
- Criar o documento e salvar como modelo em Arquivos do tipo, opção Modelo
- Selecionar o tamanho do papel a ser usado ou digitar as medidas nas caixas "Largura" e "Altura" para um tamanho de papel personalizado.
- em "Orientação" selecionar o botão "Retrato" ou "Paisagem".
Definição de margens
- Selecionar o texto
- no menu Arquivo, clicar em Configurar Página,
- Clicar na aba "Margens"
- Selecionar ou digitar as medidas desejadas em "Superior", "Inferior", "Esquerda", "Direita".
Para imprimir um documento nos dois lados do papel, marcar o campo "Margens Espelho"
Se o documento tiver que ser encadernado, digitar ou selecionar um valor na caixa "Medianiz" para adicionar espaço extra nas margens internas e preservar o texto.
- selecionar o texto que possui os formatos a serem copiados,
- na barra de ferramentas padrão clicar sobre a ferramenta pincel
até que o ponteiro do mouse mude para um pincel,
- selecionar o texto a ser formatado e clicar sobre ele
- ao terminar, se necessário, clicar sobre a ferramenta pincel novamente ou teclar em ESC para restaurar o ponteiro normal.
Formatação e correção automáticas
Há três recursos disponíveis que alteram o texto enquanto alguém digita. Note-se que eles podem ser ativados ou desativados facilmente. (Clique nos itens abaixo para ter mais detalhes de cada um deles).Autoformatação = enquanto se digita um documento, formata automaticamente títulos, listas com marcadores e numeradas, bordas, números, símbolos, etc.
AutoCorreção = corrige automaticamente erros comuns de digitação, ortografia e gramática. Pode inserir texto, elementos gráficos (figuras) e símbolos automaticamente. Para ter mais detalhes clique aqui.
AutoCompletar = permite inserir automaticamente itens inteiros (como datas, parágrafos e entradas de AutoTexto) quando se digita alguns caracteres de identificação. Para ter mais detalhes clique aqui.
Autoformatação automática
O Word pode formatar e, também, corrigir automaticamente o texto digitado. (Por exemplo, quando se digita 1/2 e imediatamente aparece ½ , ou quando se digita 3 ou mais hífens e o Word automaticamente insere uma borda simples).Para usar a formatação automática: - digitar o texto no Word ou abrir o arquivo que deseja formatar
- Clicar em Ferramentas - Formatar, aba "Auto-formatação"
- Na janela que se abre pode-se escolher entre:
Autoformatar agora = o documento será imediatamento formatado
Autoformatar e revisar cada formatação = permite verificar cada alteração feita , se for o caso, rejeitar a mudança sugerida.
- No campo inferior escollher um tipo de documento para aplicar a formatação mais apropriada
- Clicar em "OK"
O botão "Opções" dá acesso a uma tela em que se pode selecionar todas as ações que não deseja que o Word execute automaticamente.
Se for escolhida "Autoformatar e revisar cada formatação", clicando no botão
- "Revisar alterações" = será possível revisar e desfazer qualquer uma das mudanças feitas.
- "Galeria de estilos" = será possível escolher um estilo - "design" para o documento.
Formatação personalizada
Para mudar a aparência dos caracteres é necessário selecionar o texto e aplicar um ou mais atributos ou formatos de caracteres.
Os formatos podem ser aplicados
1. Usando-se atalhos existentes na barra de ferramentas de formatação.
2. Clicando-se em Formatar - Fonte. Deve aparecer a janela "Fonte":
Aba Fonte
Aqui pode-se escolher a fonte, estilo, tamanho, cor e efeitos desejados. Os novos parágrafos manterão a formatação do parágrafo anterior.
Aba Espaçamento de caracteres
Permite escolher se os espaçamento entre os caracteres será o padrão ou modificá-lo.
Aba Animação
Na janela que aparece, pode-se visualizar e aplicar alguns efeitos animados sobre um texto préselecionado.
Parágrafos
Pode-se alterar a aparência de blocos de texto, como o espaçamento entre linhas ou alinhamento do texto. Para mudar a formatação de um ou mais parágrafos:
- Selecionar os parágrafos desejados
- Clicar em Formatar - Parágrafos - e, na aba "Recuos e espaçamento" escolher os formatos.
Alinhamento
O Word é predefinido para alinhar o texto pela margem esquerda deixando a borda direita desalinhada. Pode-se mudar o alinhamento, selecionando os parágrafos que se deseja alinhar e clicando sobre um dos botões de alinhamento na barra de ferramentas padrão ou clicando em Formatar/ Parágráfo e escolhendo a opção de alinhamento desejada (Justificado, Centralizado, Esquerdo ou Direito).
Recuo
Primeiramente selecione o parágrafo que deseja recuar e recue o texto.
Há três diferentes modos como o texto pode ser recuado:
- Clicando os botões de recuo até o valor desejado
- Arrastando os marcadores de recuo na régua
- Especificando os recuos na janela Parágrafo (Formatar - Parágrafo)
Campo Especial
Se for selecionado "Primeira linha" no campo ao lado, "Por", colocar o quanto deseja que a primeira linha de cada parágrafo tenha de espaçamento a partir da margem direita. | |
Se for selecionado "Deslocamento" no campo ao lado "Por", colocar o quanto deseja que a segunda linha em diante tenha de espaçamento a partir da margem direita. |
Espaçamento
O espaçamento entre linhas determina a quantidade de espaço vertical entre as linhas do texto. Há algumas opções:
Simples: é o espaçamento entre linhas que possa acomodar a maior fonte possível nessa linha, e um pequeno espaço adicional. 1,5 linha: é um espaçamento uma vez e meia maior que o espaçamento simples entre linhas.
Duplo: é um espaçamento duas vezes maior que o simples.
Pelo menos: é o espaçamento entre linhas mínimo que o Word pode ajustar para acomodar tamanhos de fonte grandes ou elementos gráficos que, de outro modo, não se ajustariam ao espaçamento especificado.
Exatamente: é um espaçamento fixo entre linhas que é ajustado pelo usuário. Todas as linhas ficam espaçadas uniformemente.
Múltiplos: o espaçamento entre linhas é aumentado ou diminuído de acordo com uma porcentagem especificada. (Por exemplo, se for um múltiplo de 1,2, aumentará o espaçamento em 20%, e se for um múltiplo de 0,8, diminuirá o espaçamento em 20%.
Em: Permite selecionar o que se deseja mas só está disponível se for selecionado Pelo menos, Exatamente ou Múltiplos na caixa Entre linhas.
Bordas e Sombreamento
Pode-se incluir bordas em qualquer lado de um parágrafo, além de adicionar sombreamento de fundo.Para aplicar bordas e sombreamento, clicar no menu Formatar e em Bordas e Sombreamento.
Há muitas opções de bordas, com formas e cores diferentes e sombreamento em vários graus.
Letras capituladas
Clicar no menu Formatar - Capitular.Em "Posição" selecionar "Capitulada" ou "Na margem"
Depois, selecionar fonte, altura da letra, distância do texto e clicar em OK.
Formatando e classificando listas
Para criar uma lista:- digitar
- selecionar e
- clicar sobre o botão "Marcadores" ou em "Numeração" na barra de ferramentas Formatação ou em menu Formatar - Marcadores e Numeração.
Quando se usa a última opção, na janela que aparece é possível escolher entre vários estilos de marcadores ou numeração e ainda modificá-los.
Estilos
O eatilo também pode ser escolhido na janela "Modelos".Os estilos podem ser visualizados de modo diferente. Para tal escolha uma das seguintes opções em "Visualização de":
- Documento - mostra seu documento no estilo selecionado
- Exemplo - mostra um documento de exemplo do estilo
- Amostras - mostra uma lista de todos estilos no modelo selecionado com texto de amostra formatado no estilo
Modelos
A criação de novos documentos pode ser baseada em modelos projetados para os tipos de documentos utilizados com maior freqüência, evitando-se assim trabalho repetitivo.
- Clicar no menu Arquivo
- Clicar em Novo e
- Selecionar o modelo desejado e será aberta uma cópia do modelo como um novo documento
Os modelos fornecidos pelo Word podem ser editados e formatados, sem problemas.
Como criar um modelo novo
- Criar no Menu Arquivo - Novo
- Na janela "Criar Novo" escolher a opção "Modelo"
- Criar o documento e salvar como modelo em Arquivos do tipo, opção Modelo
Configurar página
- Clicar no menu Arquivo - Configurar Página e selecionar a aba "Tamanho do Papel".- Selecionar o tamanho do papel a ser usado ou digitar as medidas nas caixas "Largura" e "Altura" para um tamanho de papel personalizado.
- em "Orientação" selecionar o botão "Retrato" ou "Paisagem".
Definição de margens
- Selecionar o texto
- no menu Arquivo, clicar em Configurar Página,
- Clicar na aba "Margens"
- Selecionar ou digitar as medidas desejadas em "Superior", "Inferior", "Esquerda", "Direita".
Para imprimir um documento nos dois lados do papel, marcar o campo "Margens Espelho"
Se o documento tiver que ser encadernado, digitar ou selecionar um valor na caixa "Medianiz" para adicionar espaço extra nas margens internas e preservar o texto.
Cópia de formatação já existente
Se um texto já foi formatado e deseja repetir a mesma formatação para outro texto, pode-se copiar a formatação da primeira usando a ferramenta pincel.
- selecionar o texto que possui os formatos a serem copiados,
- na barra de ferramentas padrão clicar sobre a ferramenta pincel
até que o ponteiro do mouse mude para um pincel,
- selecionar o texto a ser formatado e clicar sobre ele
- ao terminar, se necessário, clicar sobre a ferramenta pincel novamente ou teclar em ESC para restaurar o ponteiro normal.
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